RELAÇÕES INTERNACIONAIS
FACAMP

Bidiplomação em Economia

Com mais três semestres de estudo, o aluno é graduado também em ciências econômicas.

99% de empregabilidade

Em organizações mundiais, órgãos governamentais e grandes multinacionais.

FAMUN

Único evento de simulação da ONU afiliado ao WIMUN – WFUNA International Model United Nations

25 ANOS FORMANDO PROFISSIONAIS DE EXELÊNCIA

FACAMP

RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROFISSÃO

Uma rede de interdependências econômicas, políticas, sociais e culturais caracteriza o mundo globalizado. Nesse contexto, emergiu um campo de trabalho promissor e um novo tipo de profissional: o analista de Relações Internacionais. A atuação do analista de Relações Internacionais é indispensável na diplomacia, nas empresas, nas organizações não governamentais, nas instituições internacionais, em associações de classe e, naturalmente, no setor público, nos planos federal, estadual e municipal.
A globalização exige a presença desse especialista, elevando a carreira a uma posição de crescente importância no século XXI. Seu campo de trabalho está se ampliando rapidamente. Ele é o profissional habilitado para analisar os potenciais e as oportunidades, as fragilidades e os riscos relativos às políticas de Estado e aos negócios privados. O analista de Relações Internacionais avalia os relacionamentos que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e setorial de empresas, instituições, governos e lideranças. É o profissional responsável pela elaboração de planos de negócios ou pela gestão dos empreendimentos internacionais que já estão em andamento e que são requeridos por trading companies, por multinacionais ou grandes organizações financeiras, e também por muitas pequenas e médias empresas. O analista de Relações Internacionais é tanto um gestor de interesses como um negociador nas relações entre empresas ou entre empresas e governos.
FACAMP

FORMAÇÃO COMPLETA

O curso de Relações Internacionais da FACAMP é fundamentado no estudo da história, nas teorias das relações entre países e empresas, além das técnicas de construção de cenários e análise da política externa. Disciplinas de política, direito, sociologia e economia formam a base do curso, proporcionando aos alunos uma compreensão aprofundada da complexidade das Relações Internacionais. Para garantir uma análise completa dos dados econômicos, políticos e culturais, o curso também inclui uma formação mínima em disciplinas quantitativas, essenciais para a interpretação crítica de cenários globais.
O domínio de idiomas é um diferencial fundamental para o analista de Relações Internacionais. Na FACAMP, além da fluência em inglês e espanhol, os alunos têm acesso a cursos extracurriculares de mandarim, francês, alemão, italiano e coreano. Com foco no mercado de trabalho, o curso também oferece conhecimentos em administração de empresas voltados para os negócios internacionais, preparando os alunos para atuarem em trading companies, multinacionais, grandes organizações financeiras ou em pequenas e médias empresas. O profissional formado é capacitado para atuar como gestor e negociador em diversos contextos, tanto no setor público quanto privado.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Nos laboratórios de pesquisa em relações internacionais, os alunos estudam, durante 6 semestres, os principais atores e regiões do mundo contemporâneo dos pontos de vista da economia, da sociedade, da política externa, da cultura e da geopolítica. Estudam os Estados Unidos, a Ásia, a Europa, a América Latina, a África e o Oriente Médio.

PRÁTICA DIPLOMÁTICA: FAMUN-WIMUN

O FAMUN (FACAMP Model United Nations) é um programa anual de simulação dos comitês da ONU e de outras organizações internacionais, voltado aos alunos de Relações Internacionais da FACAMP. Criado em 2013, ele oferece uma experiência acadêmica inovadora, na qual os estudantes, orientados por professores e diplomatas, desempenham papéis de líderes mundiais e discutem questões internacionais relevantes. Único no Brasil afiliado ao WIMUN (WFUNA International Model United Nations), o evento segue padrões internacionais e promove o desenvolvimento de soluções para problemas globais.

EXPERIÊNCIA E BIDIPLOMAÇÃO INTERNACIONAL

Conheça outras oportunidades de educação internacional da FACAMP.

GRADE CURRICULAR

Coordenação

Prof. Dr. Alessandro Cesar Ortuso

Doutorado em Economia
Área de Atuação: Economia Política, Economia Brasileira.

Carga horária

4.428h

Carga horária do Curso de Relações Internacionais da FACAMP

3.000h

Carga horária mínima exigida pelo MEC para o curso de Relações Internacionais

BOLSAS FACAMP

Para facilitar o acesso aos seus cursos de graduação, a FACAMP oferece bolsas para os alunos que não têm condições econômicas de custear integralmente seus estudos.
Essa concessão se baseia na análise, pela Comissão do Fundo de Bolsas da FACAMP, da situação socioeconômica da família do candidato e do seu desempenho no Vestibular.

MODALIDADES DE BOLSAS

Poderão ser concedidas duas modalidades de bolsas: Bolsa Restituível e Bolsa Social.
A Bolsa Restituível oferece às famílias a possibilidade de ajustar o valor da mensalidade da FACAMP ao orçamento familiar. A Bolsa Restituível é concedida com os recursos próprios da instituição.

Qual é a taxa de juros?

Não há taxa de juros. Há apenas correção monetária anual pelo índice IPCA-IBGE.

Qual o percentual que pode ser concedido?

Pode ser concedido até 50% do valor da mensalidade do curso.

Quando o aluno começa a pagar a Bolsa Restituível?

O aluno começa a pagar a Bolsa Restituível depois de 18 meses do término do período regular do seu curso de graduação.

Qual o prazo de pagamento?

O prazo será de até 48 meses para cursos de 4 anos e até 60 meses para cursos de 5 anos.
A Bolsa Social tem um objetivo eminentemente social. O percentual concedido depende da situação de vulnerabilidade da família.
A manutenção da Bolsa está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico do aluno e à conduta adequada durante o período regular do curso.
É permitida a transferência da Bolsa Social entre os cursos.
Para fazer a solicitação, de qualquer benefício, o candidato deve obrigatoriamente efetuar a matrícula e, no prazo máximo de 3 dias, enviar para o e-mail bolsas@facamp.com.br a seguinte documentação:
Após o recebimento da documentação e da confirmação do pagamento da taxa de matrícula, a Comissão do Fundo de Bolsas da FACAMP avaliará os pedidos. O resultado será divulgado até o dia 30 de novembro de 2024.

HISTÓRIA DA FACAMP

A FACAMP faz 25 anos. Foi criada por professores que participaram da fundação e do desenvolvimento da UNICAMP: Professora Liana Aureliano, Professor João Manuel Cardoso de Mello e Professor Luiz Gonzaga Belluzzo.
Há 25 anos, temos cumprido nosso compromisso de ser a melhor faculdade privada, unindo a qualidade de ensino das melhores universidades públicas à agilidade e personalização das escolas privadas. É por isso que a FACAMP se destaca entre as demais instituições de ensino superior.

NOSSO COMPROMISSO

O compromisso da FACAMP é formar profissionais de elite, por meio da excelência do ensino e do desenvolvimento das competências pessoais, tornando-os líderes da transformação tecnológica que promovam o sucesso de suas organizações no Brasil e no mundo, sempre guiados pelos valores do trabalho, honestidade, criatividade, lealdade, espírito crítico e respeito à diversidade.