#ARQUITETURAÉFACAMP

ARQUITETURA E URBANISMO - PROFISSÃO

A urbanização acelerada, a metropolização, a crise climática e as transformações econômicas e tecnológicas das últimas décadas revolucionaram a profissão do Arquiteto e do Urbanista.
Essas transformações redobraram a necessidade de desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação do Arquiteto e do Urbanista, proporcionadas por uma extensa prática profissional e por uma formação do gosto aprofundada, adquirida através do estudo da História da Arquitetura, da História da Arte e da Estética.
As novas tecnologias forneceram novas ferramentas indispensáveis ao trabalho do Arquiteto e do Urbanista como os softwares de design assistido e paramétrico, de modelagem em 3D, de criação, edição e animação de imagens.
Abriram-se novas possibilidades de articulação entre a Arquitetura, o Urbanismo, o Paisagismo e o Meio Ambiente, com a criação de projetos mais integrados e sustentáveis.
A sólida formação nos fundamentos técnicos da Engenharia Civil passou a ser acompanhada pela preocupação com a viabilidade econômica dos projetos e pelo conhecimento dos novos materiais e das novas tecnologias empregadas pela indústria da construção civil, do mobiliário etc. Só assim o Arquiteto e o Urbanista do futuro podem conceber espaços comerciais, áreas urbanas, edifícios inteligentes que ampliem a qualidade de vida dos ocupantes.
A integração das diversas disciplinas e a articulação entre teoria e prática se tornaram fundamentais para desenvolver um profissional com visão holística da Arquitetura e do Urbanismo, capaz de compreender os caminhos da transformação social e urbana.
Talvez as cidades inteligentes (smart cities) sejam a melhor síntese dos novos rumos da profissão, representando a interseção entre Arquitetura, Urbanismo, novas tecnologias e qualidade de vida.
Pense na criação e no desenvolvimento de sistemas de transporte integrados e eficientes, no uso de veículos autônomos e compartilhados, na infraestrutura para bicicletas e pedestres capaz de unir sustentabilidade e qualidade de vida. Ou nas redes de comunicações, de sensores e de Internet das Coisas (IoT), na integração de fontes de energia renovável, na coleta e reciclagem de resíduos, no monitoramento contínuo da qualidade do ar e da água, nas câmeras e sensores para melhorar a segurança pública, nos sistemas de alerta e de resposta para desastres naturais e outras emergências.
As cidades inteligentes exigem que o Arquiteto e o Urbanista saibam coletar, utilizar e analisar grandes volumes de dados tanto para a gestão urbana como para o desenho inteligente de espaços urbanos que promovam a interação social e o desenvolvimento sustentável.
No Brasil, o caos das grandes cidades vem exigindo um número cada vez maior de Urbanistas capazes de enfrentar esses problemas com criatividade e técnica.
Como aprimorar a qualidade de vida em cidades com infraestrutura deficiente em meio à especulação imobiliária, à ocupação irregular e a favelização? Como ampliar os espaços de lazer e cultura?
Como melhorar a mobilidade urbana, a segurança pública e o acesso a serviços básicos como eletricidade, gestão de resíduos sólidos, saneamento e água?
Como enfrentar a degradação ambiental, garantir a sustentabilidade e prevenir desastres naturais e climáticos?
Como garantir a participação cidadã, a inclusão social e acessibilidade a todos?

FORMAÇÃO COMPLETA EM

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

O desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de planejamento transformou profundamente a arquitetura e o urbanismo nos últimos anos, e o curso da FACAMP oferece o que há de mais inovador aos nossos alunos. Formamos profissionais com uma forte base crítica e sólida compreensão dos conceitos de sustentabilidade e eficiência, características dos nossos cursos, com visão estratégica para a criação de espaços urbanos e arquitetônicos que atendam às demandas contemporâneas e habilidades analíticas para projetar soluções inteligentes e sustentáveis.

Mercado em Transformação

Busca por soluções inovadoras em desenvolvimento urbano e habitação sustentável.

Novas Técnicas

Uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data para desenvolver projetos mais eficientes e inovadores.

Intercâmbio e Viagens de Estudo

Preparação para um futuro global.

O Curso da FACAMP

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACAMP foi concebido para responder a essas novas exigências do mercado de trabalho.
A Prática Profissional ganhou redobrada importância na formação do Arquiteto e do Urbanista de excelência.
Desde o 1º ano, os alunos da FACAMP participam do desenvolvimento de projetos residenciais, comerciais e públicos com ênfase nas questões técnicas, humanas e estéticas, sempre respeitando a viabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental.
Ao longo dos primeiros anos, além dos instrumentos tradicionais de desenho, os alunos vão ganhando domínio sobre as mais importantes ferramentas computacionais, como AutoCAD, Revit, SketchUp, ArchiCAD, Lumion, V-Ray, 3ds Max, Rhino, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Bluebeam Revu.
Prática Profissional do Arquiteto
A Prática Profissional da FACAMP também envolve o conhecimento das cidades, a partir de visitas guiadas a cidades brasileiras e de estudos de casos no Brasil e no exterior. A partir da história das cidades e de seus problemas contemporâneos, são discutidas aprofundadamente as políticas públicas e de planejamento urbano, os projetos de intervenção e de cidades inteligentes.
Os alunos também vão se apropriando dos principais instrumentos digitais para o gerenciamento dos problemas urbanos, como os sistemas de informação geográfica (SIG), as plataformas de Internet das Coisas (IoT) e Big Data, os softwares de modelagem, simulação e planejamento urbano colaborativo, as plataformas de gestão e planejamento de mobilidade urbana integrada.

A Prática Profissional se aprofunda no Escritório Modelo, onde alunos atendem clientes reais já no 1º ano, orientados por professores.

A FACAMP faz parte do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), um distrito de inovação inteligente de quarta geração que envolve a comunidade e governo local e é integrado por universidades, centros de pesquisa, empresas, startups, em uma área de 11,3 milhões de m2.
Estudo da evolução urbana e análise dos problemas atuais enfrentados pelas cidades.
O Hub tem como objetivo desenvolver tecnologias e negócios inovadores, mantendo a preocupação com o meio ambiente, a utilização de energia limpa, a emissão líquida zero de gases do efeito estufa, a economia circular e compartilhada.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACAMP é oferecido em Tempo Integral, tem duração de 5 anos e está organizando ao redor dos seguintes eixos principais:

Coordenação

Profa. Dra. Graziella Demantova

Arquiteta e Urbanista formada pela PUCC-Campinas, com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano Ambiental pela FEC-Unicamp e Pós-Doutorado em Ensino de Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC-Barcelona).
Área de Atuação: planejamento urbano, avaliação de impactos socioambientais, inovação urbana e proteção de áreas de preservação.

Carga horária

6.480h

Carga horária do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACAMP

3.600h

Carga horária mínima exigida pelo MEC para o curso de Arquitetura e Urbanismo

BOLSAS FACAMP

Para facilitar o acesso aos seus cursos de graduação, a FACAMP oferece bolsas para os alunos que não têm condições econômicas de custear integralmente seus estudos.
Essa concessão se baseia na análise, pela Comissão do Fundo de Bolsas da FACAMP, da situação socioeconômica da família do candidato e do seu desempenho no Vestibular.

MODALIDADES DE BOLSAS

Poderão ser concedidas duas modalidades de bolsas: Bolsa Restituível e Bolsa Social.
A Bolsa Restituível oferece às famílias a possibilidade de ajustar o valor da mensalidade da FACAMP ao orçamento familiar. A Bolsa Restituível é concedida com os recursos próprios da instituição.

Qual é a taxa de juros?

Não há taxa de juros. Há apenas correção monetária anual pelo índice IPCA-IBGE.

Qual o percentual que pode ser concedido?

Pode ser concedido até 50% do valor da mensalidade do curso.

Quando o aluno começa a pagar a Bolsa Restituível?

O aluno começa a pagar a Bolsa Restituível depois de 18 meses do término do período regular do seu curso de graduação.

Qual o prazo de pagamento?

O prazo será de até 48 meses para cursos de 4 anos e até 60 meses para cursos de 5 anos.
A Bolsa Social tem um objetivo eminentemente social. O percentual concedido depende da situação de vulnerabilidade da família.
A manutenção da Bolsa está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico do aluno e à conduta adequada durante o período regular do curso.
É permitida a transferência da Bolsa Social entre os cursos.
Para fazer a solicitação, de qualquer benefício, o candidato deve obrigatoriamente efetuar a matrícula e, no prazo máximo de 3 dias, enviar para o e-mail bolsas@facamp.com.br a seguinte documentação:
Após o recebimento da documentação e da confirmação do pagamento da taxa de matrícula, a Comissão do Fundo de Bolsas da FACAMP avaliará os pedidos. O resultado será divulgado até o dia 30 de novembro de 2024.

HISTÓRIA DA FACAMP

A FACAMP faz 25 anos. Foi criada por professores que participaram da fundação e do desenvolvimento da UNICAMP: Professora Liana Aureliano, Professor João Manuel Cardoso de Mello e Professor Luiz Gonzaga Belluzzo.
Há 25 anos, temos cumprido nosso compromisso de ser a melhor faculdade privada, unindo a qualidade de ensino das melhores universidades públicas à agilidade e personalização das escolas privadas. É por isso que a FACAMP se destaca entre as demais instituições de ensino superior.

NOSSO COMPROMISSO

O compromisso da FACAMP é formar profissionais de elite, por meio da excelência do ensino e do desenvolvimento das competências pessoais, tornando-os líderes da transformação tecnológica que promovam o sucesso de suas organizações no Brasil e no mundo, sempre guiados pelos valores do trabalho, honestidade, criatividade, lealdade, espírito crítico e respeito à diversidade.

A EXCELÊNCIA DA FACAMP EM NÚMEROS

0

PROFISSIONAIS
FORMADOS

0 %

EMPREGABILIDADE RECORDE

0 %

EM CARGOS EXECUTIVOS OU LIDERANÇA

0

EMPRESÁRIOS
DE SUCESSO

DEPOIMENTO DE ALUNOS FORMADOS

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO SELETIVO