O campo de trabalho do administrador é muito amplo e diversificado. Engloba todas as atividades das pequenas, médias e grandes empresas, do setor público ou privado, no agronegócio, na indústria e nos serviços. A carreira de administrador tem sido bastante procurada exatamente porque o campo de trabalho tem tal amplitude. A estrutura das organizações tornou-se mais complexa nos últimos anos. A globalização da produção, do comércio e das finanças, o acirramento da concorrência, o dinamismo do progresso técnico, dos mercados financeiros e a alteração dos padrões de consumo exigem das empresas maior rapidez na tomada de decisões e crescente agilidade para inovar.
Como consequência dessas transformações, são requeridas estratégias cada vez mais criativas e sofisticadas. As boas decisões de investimento e financiamento dependem da avaliação precisa do ambiente macroeconômico, da construção de cenários consistentes de médio e longo prazos e da análise rigorosa da conjuntura. Outro aspecto igualmente importante é a análise do ambiente no qual a empresa atua: as formas de concorrência, os pontos fortes e fracos dos competidores, o poder de negociação dos fornecedores e clientes.
Nesse cenário complexo e em permanente transformação, o papel desempenhado pelo administrador é fundamental para o planejamento, a organização, a direção e o controle de recursos humanos, materiais e financeiros.